Home Estrutura do Currículo
Estrutura do Currículo

A concepção de um profissional da área de gastronomia para atuar de forma criativa e inovadora, associado ao viés artístico-cultural, demanda uma estrutura curricular multi, trans e interdisciplinar, possibilitando uma correlação e integração de diferentes áreas do conhecimento. Portanto, a estrutura curricular do curso deverá contemplar essa característica, procurando distribuir a carga horária de modo a permitir uma vivência do estudante nos diferentes núcleos de estudo do curso.

A estrutura curricular do Bacharelado em Gastronomia conta com uma carga horária mínima de 2400 horas, perfazendo um total de 150 créditos, distribuídos em disciplinas de ordem teórica, teórica-prática, práticas, estágio e atividades complementares. Neste conjunto estão inseridas disciplinas obrigatórias, optativas e optativas livres. Nesta estrutura um crédito corresponde à 16 hora/aula.

As disciplinas estão distribuídas no sistema semestral e modular. A justificativa de utilização deste sistema misto deve-se pelas características intrínsecas do curso em permitir uma mobilidade curricular, sobretudo para as disciplinas ofertadas na forma modular. Os módulos deverão ser ofertados à medida que houver disponibilidade e oportunidade relacionado ao tema a ser abordado, em geral, tendo um professor responsável pelo módulo, embora parte da carga Rush essays horária possa ser desenvolvida por profissionais da área. As disciplinas no sistema modular poderão ainda ser ofertadas para os membros da comunidade universitária como sendo uma atividade de extensão, possibilitando assim uma interação dos integrantes do curso com os demais setores universitários.

Para as disciplinas optativas, está previsto um total máximo de 36 créditos (560 horas) no qual estão inseridos na integralização curricular ou em módulos. Sendo que os módulos funcionarão como disciplinas intensivas, com carga horária distribuída em um período de duas a quatro semanas. No caso dos módulos, poderá haver uma reserva de vagas para alunos de outros cursos que queiram cursá-los como disciplinas optativas livres.

Para alcançar seus objetivos e metas, o currículo terá seis áreas de estudos, compreendidas aqui como Unidades Curriculares, abaixo estão descritas as áreas e os respectivos créditos a elas atribuídas:

• Unidade de Fundamentos Científicos; 26 créditos (416 h)
  • Unidade de Empreendorismo; 8 créd.(128 h)
  • Unidade Profissionalizante do Ciclo Básico; 16 créd. (256 h)
  • Unidade Profisisonalizante do Ciclo Gastronômico; 35 créd. (560 h)
  • Unidade de Estágio, Práticas e Atividades Complementares; 32 créd. (512 h)

Funcionamento do Curso

O curso funciona no período integral, com aulas acontecendo no horário compreendido de 14:00 às 22:30 de segunda a sexta-feira, no Campus do Pici. O curso conta com turma de 50 alunos e uma única entrada anual.

O que você achou do novo site?

Cadastre-se aqui e receba as novidades por email!

Nome: